Fazer compras na Grécia é um programa divertido, seja pela forma como os vendedores anunciam seus produtos, seja pelo costume de negociar preços. Em Atenas, o passeio no bairro Monastiraki para comprar antiguidades, artigos de cobre e pequenas lembranças é muito interessante, pois a maioria dos comerciantes fica na porta da loja anunciando aos berros seus produtos e seus descontos. Em toda a região do Monastiraki encontram-se ícones religiosos pintados em madeira ou confeccionados em prata. Não há casa grega que não tenha pelo menos um ícone.

No bairro do Plaka estão as lojas turísticas onde pode-se comprar camisetas, lindos calendários com fotos das ilhas gregas e de pôr-do-sol, estátuas gregas de gesso, mármore ou alabastro, reproduções em pedra de peças gregas famosas, produtos de cerâmica, desde vasos e ânforas, até ímãs de geladeira, pequenos porta-velas, porta-copos, tijelas, pratos e lindos quadros de gesso, retratanto uma casa ou uma igreja grega em relevo.

Repare na enorme quantidade de joalherias existente. A ourivesaria é uma arte tradicional na Grécia e a profissão passa de pai para filho. O design das jóias e o preço do ouro são tentadores. Há peças com desenhos tradicionais gregos, reproduções bizantinas e desenhos modernos. A maioria das joalherias não trabalha apenas com o ouro mas também com a prata, que é de excelente qualidade. A prata é trabalhada tanto em jóias como em peças de decoração, as quais costumam trazer aspectos da Grécia antiga, como ânforas e peças rústicas. Os candelabros, tanto os de prata como os de vidro decorado, e as peças para serviço de mesa são maravilhosos.

Na Rua Ermou que começa na Praça Sintagma, região mais central de Atenas, está o comércio de luxo. Entre vários artigos de vestuário destacam-se bolsas e sapatos, uma vez que o couro grego é de excelente qualidade. O bairro Kolonaki é conhecido como o das lojas mais elegantes da cidade e lá encontram-se as mais famosas griffes. Na praça Omônia encontra-se o comércio mais popular. A maior rede de departamentos é a Hondos Center, com várias lojas espalhadas pelas principais cidades e ilhas. A maior delas fica na Praça Omônia e lá pode-se encontrar de tudo, desde chocolates e cosméticos até artigos para camping. Entre a Ermou e a Praça Omônia existe uma série de pequenas ruelas com produtos específicos. Há a rua dos armarinhos, a rua das roupas de cama, mesa e banho (aliás com a excelente qualidade do algodão grego, são produtos que costumam valer a pena), a rua dos metais de banheiro, a rua das fechaduras e assim por diante. Na Rua Athinas fica o Mercado Central de Atenas e é impossível retornar da Grécia sem trazer as deliciosas azeitonas, pistaches, azeite, ervas e temperos típicos, mel, iogourte e queijos que ali podem ser adquiridos. Não compare com o que temos no Brasil. As azeitonas que aqui chegam são produtos enlatados sem a mesmo sabor das encontradas, frescas, no Mercado. O pistache iraniano vendido em nosso free-shop está muito aquém dos adquiridos em Atenas ou, principalmente, na ilha Égina, a principal produtora. O azeite grego, não só é o melhor como o mais saudável do mundo. Tanto os comercializados como os caseiros são vendidos no Mercado Central e vale a pena trazê-los. Se experimentou o ouzo, o tsípouro e os vinhos gregos e gostou, traga algumas garrafas pois são produtos praticamente impossíveis de serem encontrados no Brasil. Eles podem ser adquiridos em pequenas adegas, nas principais ruas, ou no free-shop de Atenas. Outros produtos da gastronomia, também difíceis de serem encontrados no Brasil, como a taramosalada, são interessantes mas requerem acondicionamento adequado em isopor para a longa viagem de volta.

Fique atento para os horários do comércio local. Se no Plaka as lojas abrem pela manhã e fecham suas portas apenas perto da meia noite, o comércio de rua, as grandes lojas de departamento e mesmo o Monastiraki tem um horário bem diferente do habitual. Fecham as 14 horas nas segundas, quartas e sábados e nas quintas, terças e sextas extendem o horário até às 20 horas. Nas ilhas, os horários são normalmente diferentes pois há o costume da siesta, com o comércio fechando às 14 horas e reabrindo às 17 para, então, prolongar-se até próximo de 22hs. Nas ilhas pode-se adquirir produtos de artesanato local e vale a pena procurar pelas mulheres rendeiras, senhoras de muita idade que tecem toalhas de mesa na porta de suas casas e vendem-nas a preços muito bons. As toalhas costumam ser maravilhosas e ter boa qualidade.

Tapetes bordados à mão ou feitos com lã de carneiro, tapeçarias e bordados em geral são muito bonitos e encontrados especialmente na região das montanhas, no continente, e em algumas ilhas. Impressiona o número de quadros pintados a óleo que se encontram tanto em Atenas como nas ilhas. Alguns, de artistas pouco conhecidos, são vendidos por verdadeiras bagatelas, outros de artistas gregos mais famosos são encontrados em galerias de arte nas principais ilhas e na Capital. Os quadros que retratam as paisagens gregas, especialmente as de Santorini, transmitem  paz e beleza. É uma compra da qual jamais se arrependerá.

Alguns objetos são obrigatórios de serem trazidos, incluindo alguns CDs de música grega, um kombolói (pequeno colar de contas que os gregos têm a mania de levarem na mão e que dizem ser um excelente calmante) e para seus melhores amigos, o famoso olho grego, pequeno olhinho azul que pode ser colocado em um colar ou pulseira e que, quando ganho de uma pessoa de estimação, é um protetor contra os maus-olhados. Eles são feitos desde materiais de custo muito barato como elaborados em ouro.

Deixe uma resposta