RECEITA DE MUSSAKÁ

Ingredientes

400 gramas de carne moída                                                 (coxão mole, patinho ou cordeiro)
1 cebola grande bem picada
1 dente de alho bem picado
500 gramas de polpa de tomate
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de orégano
2 colher de sopa de salsinha picada
60 gramas de manteiga (além de manteiga para untar)
600 ml de leite
1/3 da xícara de chá de farinha de trigo
4 berinjelas médias
2 ovos
azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
queijo bem curado (ou parmesão) para polvilhar e gratinar

 

 

 


 

 

Preparo

Carne
Cubra o fundo de uma panela média com azeite e nele doure a cebola. Junte o alho e, assim que soltar perfume, adicione a carne e misture bem, juntando uma colher de chá de sal e pimenta a gosto. Quando a carne mudar de cor, coloque a polpa de tomate e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada por cerca de uma hora, mexendo de vez em quando e adicionando um pouco de água se estiver secando. 
Quando o molho estiver pronto, a água terá evaporado e a gordura irá separar-se do molho. Acerte o sal, a pimenta, junte a canela, o orégano e a salsinha picada. Retire do fogo e reserve.

Molho béchamel
Em uma panela média, aqueça a manteiga. Assim que derreter, adicione a farinha e mexa por trinta segundos. Aos poucos e mexendo sempre, acrescente o leite e cozinhe em fogo baixo até engrossar (aproximadamente 10 minutos). Acerte o sal, retire do fogo e reserve.
Corte a berinjela em fatias de 0,5 cm. de espessura. Cubra o fundo de uma frigideira grande com um pouco de azeite. Junte parte das fatias de berinjela e deixe que dourem de um lado; vire para que dourem do outro lado. Retire do fogo e reserve, repetindo a operação com as fatias restantes.

Montagem
Aqueça o forno a 220ºC. Unte um refratário com manteiga e reserve. Misture um ovo ao molho de carne e o outro ao béchamel. Monte a moussaká, alternando camadas de molho de carne, berinjelas e béchamel, terminando com o béchamel.
Polvilhe a superfície com o queijo ralado e leve ao forno por aproximadamente vinte minutos para aquecer e gratinar. Sirva quente ou morna.

Dicas:  Adicione meio copo de vinho no molho.  A beringela fica melhor se feita com manteiga e não margarina ou azeite. Tanto no fundo da assadeira como entre as camadas todas deve-se colocar farinha de rosca pois é isto que segure a gordura.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Execução: moderado
Custo: barato