RANKING DAS ILHAS

O objetivo do ranking é oferecer uma forma rápida e dinâmica de avaliação e comparação das características turísticas das ilhas. Para tanto, foram divididas por região em 7 grupos e atribuídas notas de 0 a 10 para cada um dos tópicos que julgamos serem os mais importantes no planejamento do roteiro. 

As notas são observações pessoais do autor, considerando os períodos do final de abril ao início de julho e setembro-outubro. Durante a alta temporada de verão (julho e agosto), as ilhas tem características diferentes pelo excesso de turistas, assim como no inverno, as mesmas são mais vazias, com vida própria local, número muito limitado de barcos, de hotéis e restaurantes abertos. Nos dois casos, as notas podem apresentar distorções.

A avaliação da "Facilidade de acesso à ilha por mar" leva em conta as conexões de barcos entre as ilhas de um mesmo grupo e as que partem de um dos portos de Atenas (Pireus, Rafina ou Lavrio).

Em algumas ilhas, onde não há carros para alugar, podem existir motos de aluguel. Entretanto, recomendamos muito cuidado ao dirigir motos, pois nem todas as estradas apresentam boas condições. É freqüente encontrar-se nas ilhas turistas acidentados com motocicleta.

A avaliação da "Beleza da cidade" foi feita baseada na cidade mais típica ou charmosa da ilha e não, obrigatoriamente, da cidade principal. Nestes casos a cidade em questão é citada na tabela.

Em "Hotelaria", a nota atribuída levou em conta, não só a quantidade e qualidade dos hotéis, mas também dos "Domatio" (quartos para alugar), considerada uma opção mais barata e algumas vezes até melhor. De maneira geral, os "Domatio" são construções cuidadas pelos próprios donos, moradores das ilhas, com poucos quartos, mas que incluem banheiro, ar condicionado, TV e cozinha completa.

Em "Facilidade de acesso às praias" levou-se em consideração o estado das estradas, que levam às mesmas, e a facilidade de acesso às praias por barcos, que transportam passageiros, para praias onde não é possível chegar de automóvel.

Considerei praias isoladas não obrigatoriamente aquelas distantes ou de difícil acesso, mas sim pequenas praias sem infra-estrutura (bares, tavernas, aluguéis de cadeira e guarda-sol).


Para consultar o ranking clique abaixo ou no menu ao lado:


 

ILHAS CICLADES

AMORGOS - ANAFI - ANDROS - ANTIPAROS - DONOUSSA - FOLEGANDROS - IOS - IRAKLIA - TZIA (KEA) - KIMOLOS - KOUFONISSIA -

KYTHNOS - MILOS - MYKONOS - NAXOS - PAROS - SANTORINI - SCHINOUSSA - SERIFOS - SIFNOS - SIKINOS - SYROS - TINOS

 

 

ILHAS DO DODECANESO

ASTIPALEA - KALYMNOS - KARPATHOS - KASSOS - KASTELORIZO - KOS - LEROS - NISYROS - RODES - SYMI - TILOS - XALKI

 

 

ILHAS DO MAR JÔNICO

ANTIPAXOS - ITHAKA - KEFALONIA - KERKYRA (CORFU) - LEFKADA - PAXOS - ZAKINTHOS

 

 

ÉVIA E ILHAS SPORADES

ÉVIA - ALONISSOS - SKIATHOS - SKOPELOS - SKYROS

 

 

ILHAS DO NORDESTE DO MAR EGEU

AGATHONISI - ARKOI - FOURNI - IKARIA - LIPSI - PATMOS - SAMOS

 

 

ILHAS DO NORTE DO MAR EGEU

LESVOS - LIMNOS - OINOUSSES - PSARA - SAMOTHRAKI - THASSOS - XIOS

 

 

CRETA

CRETA

 

ILHAS DO GOLFO ARGO-SARÔNICO E PELOPONESO


ANGISTRI - EGINA - ELAFONISSOS - YDRA - KITHERA - POROS - SPETSES  

 

 

 

Música : Den Einai o Erotas...pedi tis logikis - Giannis Ploutarxos